Oportunidade de ingresso em faculdade por meio do Enem

Para os alunos que fizeram o ENEM no final de 2019 e deseja ingressar em alguma faculdade pública com o intuito de ter uma boa formação acadêmica. O SISU 2020 é a sigla de Sistema de Seleção Unificado, que seleciona alunos com capacidade de tira uma boa nota no exame nacional do ensino médio sendo assim atingindo o seu objetivo de ingressar na faculdade pública.

Em nossa plataforma, vamos passar mais informações sobre o programa do Governo e como funciona, além disso saiba como fazer a inscrição SISU, o que fazer após se inscrever e como conferir o resultado do programa através da internet. Confira atentamente e leia nossas informações para não deixar passar nada em branco.

SISU 2020

O Sistema de Seleção Unificado, que é uma ferramenta muito fluente dentro do Ministério da Educação onde eles fazem a seleção de alunos para as instituições públicas de ensino superior através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio conhecido muito pelos vestibulandos como ENEM.

Muito jovens usam o Sisu 2020 como uma grande porta para milhares de vagas em dezenas de universidades de todos os Estados do Brasil. Todas instituições de ensino adotam esse sistema e informam, de acordo como o curso escolhido, e quais as vagas que estão disponíveis.

O Sisu pode ser definido como uma página na internet onde os alunos podem fazer a sua inscrição no programa e concorre a uma vaga no ensino superior.

Como se inscrever no SISU?

Agora vamos passar mais informações para quem deseja fazer a inscrição SISU 2020 e tem alguma dúvida. Para o candidato se inscrever no programa veja a seguir o passo a passo:

  • Primeiro acesse o site: sisualuno.mec.gov.br;
  • Informe os dados pedidos;
  • Depois escolha as suas duas opções de cursos;
  • Por fim efetue a sua inscrição e espere a data do resultado.

Para se inscrever no SISU basta apenas que o candidato tenha feito o último ENEM e utiliza os mesmos dados cadastrais usados para a sua inscrição ENEM, para realizar a sua inscrição SISU 2020. Veja a seguir mais detalhes sobre o resultado do SISU.

Como consultar resultado SISU?

Quando a nota do ENEM estiver no portal para todos, você já pode fazer a consulta para a nota de corte do curso que você deseja para ter uma noção se conseguirá adentrar ou não no curso desejado. Para você consultar o siga as instruções:

  • Passo 01. Entre no site do Mec sisualuno.mec.gov.br;
  • Passo 02. Efetuar o login usando as mesmas informações na hora de que o candidato se inscreveu para o ENEM;
  • Passo 03. Após isso, selecionar quais opções que estão disponíveis de acordo com suas próprias escolhas.

O que é a nota de corte do SISU?

Se você fez o ENEM no ano anterior, pode participar tranquilamente do programa. Dentro do sistema o aluno pode escolher até dois tipos de cursos para fazer a sua graduação. O SISU divulga as notas de corte anualmente, ou seja, a nota mínima necessária para adentrar em um dos cursos superiores escolhido.

Dessa forma, o estudante pode ter uma breve noção da sua pontuação, se foi suficiente para ser aprovado no curso que no qual pretende fazer.

Ao decorrer do processo o candidato pode alterar as opções de curso até o último da data de inscrição SISU 2020, escolhendo assim as que possuem nota de corte mais parecidas com a sua nota obtida no ENEM, escolhendo as faculdades em que possui mais chances de conseguir uma aprovação.

O que é a lista de espera SISU?

A lista de espera SISU 2020 funciona com duas chamadas, sendo assim, o programa convoca os candidatos que restam para ingressar na lista caso o candidato não tenha sido aprovado na primeira seleção.

Sendo assim o estudante tema opção de ficar na lista de espera ou não, se o candidato participar da lista eles serão convocados pelas próprias universidades caso as vagas não forem devidamente preenchidas com todos os requisitos.

Após ler nosso artigo falando sobre o SISU 2020, que é bastante usado por candidatos que deseja ingressar em uma universidade pública. A seguir faça um comentário falando o que achou da nossa plataforma, na qual, passamos informações para todos vocês. Obrigado e uma boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *