O trânsito é algo de extrema importância para todo cidadão, pois quando bem organizado poupa muitas vidas, então quem tem amor a vida tem que querer um trânsito bem organizado, isso é algo que depende do poder público e de todos nós cidadãos.

 

 

O trânsito também tem seu dia, os cidadãos devêm saber, ainda mais pessoas que estão em teste de habilitação.

Dia 25 de setembro é quando se comemora o dia do trânsito, esse dia é importante para todos, pois a partir do momento que obtemos um automóvel temos que saber as regras de trânsito, até mesmo quando somos pedestres, pois também há regras para pedestres.

 

 

Agora que quer dizer trânsito?

Simplesmente é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

 

 

O trânsito tem sua importância na economia de um país, pois certos transportes têm que se locomover com certos produtos industriais até o ponto de venda, além de os fornecedores necessitarem de transporte, é onde se entra a importância da logística para uma empresa.

Além disso, cada cidadão precisa se locomover para o trabalho, para escola, para seus cursos, suas diversões, médicos, etc...

 

 

 

 

O trânsito ser dividido de acordo com as vias que utiliza, sendo terrestres, aéreas ou marítimas, todos controlados por uma legislação específica.

Há órgãos especiais que regulam o trânsito, alguns são esses: secretarias municipais de trânsito; DETRAN, COTRAN, etc.,

Esses órgãos são responsáveis pela sinalização e pela manutenção das condições de uso das vias públicas.

 

 

Deve se dizer que as sinalizações de trânsito são universais, o que auxilia todos os motoristas, pode se dizer que são exemplos de globalização.

Com isso se raciocina que as sinalizações de trânsito são de grande importância para o turismo, um profissional de turismo tem que saber sobre as sinalizações de trânsito.

 

 

Nas vias terrestres de todo o território nacional, o tráfego é regulamentado pela Lei nº 9.503, que implantou o novo “Código Nacional de Trânsito”, entrando em vigor a partir de 1997.

Antes disso, as leis de trânsito estavam muito frouxas, pois o Código utilizado era de 1966, que já estava ultrapassado.

 

 

A população foi ganhando mais pode aquisitivo, isso fez com que comprassem mais automóveis, mas por outro lado passamos a enfrentar grandes movimentações nas cidades.

Por ter uma lei que não punia casos graves de imprudência no trânsito, muitos motoristas adotaram um estilo violento de dirigir, causando sérios problemas, chegando a causar acidentes graves e mortes.

 

 

Eu mesmo afirmo como tem acidentes, ainda com a lei seca muitos motoristas bebem antes de dirigir, muitos correm feito loucos e ainda querem tirar o radar que capta quando um carro anda fora dos padrões.

 

 

 

 

Como eu relatei em um artigo anterior já tentaram me subornar para pegar um processo no DETRAN/RJ quando eu fazia estágio, recusei e não fui valorizado, os motivos estão no artigo.

Mas o que importa é que de coração sou um democrata e sempre estarei com o presidente Lula, e hoje darei dicas de sucesso no blog do jornal do meu bairro.

Aqui está – http://jornalnossailha.blogspot.com

Sempre terão “DICAS DO FERNANDO” no blog.

 

 

 

Bom as normas do trânsito devêm mesmo serem rígidas, até porque é para poupar vidas.

Tanto os motoristas quanto os pedestres tem que seguir essa lei.

Em relação ás multas até há vezes que policias extorquem dinheiro, mas nem sempre é assim, devido a policiais corruptos extorquirem dinheiro muitos usam isso para não assumirem a culpa de dirigirem fora dos padrões permitidos por lei.

 

 

Não é atoa que muitos que tem multas tentam subornar pessoas que trabalham nos órgãos de trânsito para tirarem os pontos da carteira.

Principalmente os processos administrativos, nossa como tem pessoas que querem dar dinheiro para obter certo processo.

 

 

São várias as infrações, mas as consideradas mais graves são: dirigir sem a carteira de habilitação, dirigir com velocidade excessiva à determinada, dirigir após o consumo de bebida alcoólica, todas consideradas gravíssimas, além dessas, as infrações também são classificadas em graves, médias e leves, tendo cada uma a pontuação específica.

 

 

Infelizmente essas coisas ocorrem e muito, e os motoristas dificilmente admitem seus erros, como em um relacionamento, nenhum de nós está junto com um casal para saber quem está certo e quem está errado, então quando há uma crise entre o casal é muito difícil de um dos dois falar: “O ERRADO FUI EU”, geralmente jogam a culpa para cima do outro, o mesmo ocorre com os motoristas.

 

 

Relacionado a dirigir sem a carteira de habilitação: Nossa no meu bairro mesmo tem um exemplo grave de pais que permitem que o filho de apenas 11 anos dirija moto, e ele anda igual um louco.

Por isso que digo que o conselho tutelar tem que atuar em conjunto com os órgãos de trânsito.

Mas sei que casos assim ocorrem em todo Brasil, infelizmente.

 

 

Há muitos processos de crianças que foram pegas dirigindo, e não é só moto não, carro também, são pais que não tem o menor amor pelo filho e nem pela sociedade que permitem.

Mas, no geral há muitas pessoas que dirigem sem a carteira de habilitação, infelizmente.

O documento de habilitação se chama “RENACH”, essa informação é bom todos terem.

 

 

Em relação á velocidade excessiva, tem pessoas que fazem isso até mesmo sem bebida alcoólica, essa é a verdade, em alguns casos há pessoas que bebem, em outros não.

Uma pessoa responsável não vai beber ao dirigir e nem dirigir igual um louco.

 

 

 

 

 

 

Há projetos para adotarem a educação para o trânsito nas escolas, eu Fernando sou a favor.

A educação é á base de tudo, então é bom as crianças aprenderem desde cedo as regras do trânsito, então a educação também pode colaborar com o trânsito, os bons cidadãos querem uma sociedade justa, e uma das coisas é preservar a vida, então fazendo com que as regras do trânsito sejam cumpridas estaremos preservando muitas e muitas vidas.

 

 

 

Deixarei a lei seca para que todos vejam as regras, aqui está: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11705.htm

Lembrando a todos: “SE BEBER NÃO DIRIJA, POIS ASSIM VOCÊ PRESERVA VIDAS, ALÉM DE DEMONSTRAR AMOR PELA SUA PRÓPRIA VIDA”.

 

 

Digo a todos também se forem a uma balada não dirijam, é bom ir a baladas, inclusive há um artigo que escrevi que se chama “A DIVERSÃO DO DIA A DIA”, esse artigo fala justamente das baladas, mas por amor a vida não dirijam, sejam responsáveis.

 

 

 

Digo a todos para sempre estarem em dia com o IPVA e sempre comuniquem aos órgãos de trânsito qualquer coisa referente ao carro.

 

 

Como esse artigo é referente ao trânsito digo para que os DETRANS de todo Brasil sigam o exemplo do DETRAN do Espírito Santo, o estado do Espírito Santo simplesmente está de parabéns pela campanha “LIGADO NO TRÂNSITO”, vejam no site como é essa campanha: www.ligadonotransito.com.br

Aqui o canal youtube - http://www.youtube.com/ligadonotransito

Essa campanha deve ser aderida por todos os DETRANS, isso vai poupar muitas vidas.

 

 

Deixo para todos o site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e o código brasileiro de trânsito para que todos fiquem por dentro.

Site do DENATRAN: www.denatran.gov.br

Código brasileiro de trânsito: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503.htm

Fiquem sempre informados sobre as regras do trânsito, um bom cidadão faz isso.

 

 

Para que cada um construa uma sociedade justa é necessário se plantar sempre a boa semente, e uma das coisas é cumprir as regras do trânsito para que poupe muitas vidas.

Quem tem amor á vida de fato vai procurar cumprir essas regras.

 

 

 

 

 

PARA QUE TENHAMOS PAZ NA NOSSA SOCIEDADE DEVEMOS RESPEITAR AS REGRAS DE TRÂNSITO.

AS PESSOAS TÊM QUE SE SENTIR RESPONSÁVEIS PARA DIRIGIR UM CARRO, NÃO SE TRATA APENAS DE NÃO BEBER AO DIRIGIR, MAS ACIMA DE TUDO TER UMA BOA CABEÇA.

QUEM É RUIM EM SUA CASA PROVAVELMENTE SERÁ RUIM NO TRÂNSITO, O HOMEM QUE AGRIDE SUA MULHER TEM UMA GRANDE PROBABILIDADE DE SER AGRESSIVO NO TRÂNSITO.

E OS PAÍS PODEM SER COLABORADORES DO TRÂNSITO EDUCANDO CORRETAMENTE SEUS FILHOS, ELES DEVEM PERMITIR QUE OS FILHOS DIRIJAM QUANDO REALMENTE VEREM QUE SÃO RESPONSÁVEIS.

PAIS QUE DEIXAM OS FILHOS DIRIGIREM A VONTADE NÃO TEM AMOR AOS FILHOS E NEM A SOCIEDADE.

ENTÃO, TODOS NÓS TEMOS O DIREITO DE TER NOSSO CARRO, É UMA MÁQUINA QUE NOS AJUDA MUITO, MAS VAMOS SER REPONSÁVEIS, NÃO VAMOS SAIR USANDO O NOSSO CARRO ATOA.

ENTÃO VAMOS REALMENTE DAR VALOR A VIDA, UMA DAS COISAS É RESPEITAR AS REGRAS DO TRÂNSITO.

E ESPERO QUE AS ESCOLAS ENSINEM ESSAS REGRAS FUTURAMENTE, ASSIM VAMOS ENTÃO FORMAR UM GRANDE BRASIL.