O que mais movimenta a economia é o comércio, isso quer dizer que para que um pais seja desenvolvido economicamente tem que ter um comércio forte, sendo que o comércio é uma conseqüência de várias coisas, mas é de grande importância para o desenvolvimento de um país.

 

 

Certos dias são ótimos para o comércio como natal, dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, dia das crianças, páscoa entre outros, são dias que tendem a vender muito, mas o dia do comércio não é um dia de se ter grande movimento na economia, pois é um feriado ao qual é para os comerciários.

 

 

 

O dia do comércio é comemorado na terceira segunda-feira de outubro, pode não ser um grande dia para economia, mas deve ter grande ênfase, pois dia a dia é o comércio que movimenta a economia.

Nesse ano o dia do comércio foi 17 de outubro.

 

 

 

O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos, as trocas podem ter lugar entre dois parceiros – bilateral - ou entre mais do que dois parceiros - comércio multilateral – na sua forma original, o comércio fazia-se por troca direta de produtos de reconhecido como diferente pelos dois parceiros, cada um valoriza mais o produto do outro.

 

 

 

Com isso da para se ver o quanto o comércio movimenta a economia, lembrando que há a regra da oferta e da demanda, se há oferta é porque tem demanda.

Quando o produto já está a venda é porque já passou pelo processo de produção, isso porque até ser comercializado passa pelo processo indústrial, isso quer dizer que o comércio e a indústria andam lado a lado.

 

 

 

Uma calça jens por exemplo, ela está a venda em uma loja, mas até chegar a determinada loja para ser obtida pelo consumidor final passou por vários processos, primeiro a calça jens foi produzida em uma fábrica, depois passou para os fornecedores, esses distribuem para os pontos de venda.

Todo produto que está sendo vendido, seja por atacado ou por varejo primeiro foi produzido na indústria.

 

 

 

Bom como se foi dito significa um troca, sendo que antigamente era uma troca voluntária, mas comerciantes modernos costumam negociar com o uso de um meio de troca indireta, o dinheiro, é raro fazer-se troca direta hoje em dia, principalmente nos países industrializados, o próprio sistema capitalista não abre espaço para isso.

 

 

 

Como consequência, hoje podemos separar a compra da venda, ainvenção do dinheiro, e subsequentemente do crédito, papel-moeda e dinheiro não-físico, contribuiu grandemente para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.

 

 

 

A maior parte dos economistas aceita a teoria de que o comércio beneficia ambos os parceiros, porque se um não fosse beneficiado ele não participaria da troca, e rejeitam a noção de que toda a troca tem implícita a exploração de uma das partes.

O comércio, entre locais, existe principalmente porque há diferenças no custo de produção de um determinado produto comerciável em locais diferentes, tal, uma troca aos preços de mercado entre dois locais beneficia a ambos.

 

 

 

Sinais empíricos do sucesso do comércio podem surgir quando se compara países como a Coréia do Sul que adota um sistema de comércio livre quase sem restrições e a Índia que segue uma política mais proteccionista.

Países como a Coreia do Sul tiveram um desempenho bastante melhor se olhar pelos critérios econômicos do que países como a Índia, ao longo dos últimos cinqüenta anos.

 

 

 

O comércio pode estar relacionado à economia formal, legalmente estabelecido, com firma registrada, dentro da lei e pagando impostos, ou pode ainda estar relacionado à economia informal que são as atividades à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem pagar imposto.

 

 

 

A economia pode ser movimentada tanto pelo lado positivo ou negativo, claro que queremos que seja movimentada pelo lado positivo.

O comércio tem sua importância na geração de empregos.

Agora na parte de venda deve ficar claro que o que se vende não é o produto e sim uma satisfação.

 

 

 

Tanto que antes de vender se encanta o consumidor, faz ele imaginar obtendo o produto, isso tem que ficar claro.

Bom digo que os supermercados devêm seguir o exemplo do guanabara e mundial, realizar promoções em seus aniversários, isso faz com que se tenham grandes vendas.

 

 

 

Deixo a matéria do jornal extra para verem como as promoções são importantes para as vendas - http://extra.globo.com/noticias/economia/descontos-chegam-50-nos-aniversarios-dos-supermercados-2780155.html

As promoções em geral devêm ser feitas em qualquer época, os comerciantes em geral devem ter suas criatividades para obterem grandes vendas em certas épocas.

 

 

 

Um dia importante que se deve dar grande ênfase é o dia do cliente que é 15 de setembro, o comércio deve fazer grande publicidade para esse dia tanto quanto os outros dias que já movimentam fortemente o comércio, isso vai ser muito bom  para o comércio, afinal é o cliente quem diz se o produto é bom ou não.

 

 

 

Deve se falar que o comércio é regularizado pela “ORAGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO”, deixo o site para todos: www.wto.org

É importante sempre acompanharem o comércio mundial, pois hoje vivemos em uam globalização.

 

 

 

É bom falar nesse artigo que o empresário também tem seu dia, é 10 de outubro, eles são responsáveis pelo desenvolvimento do comércio e um dos grandes problemas atuais é a carga tributária, espera-se que futuramente isso mude.

 

 

 

Deixo dois sites relacionados ao mundo emrpesarial, aqui estão:

Empresário: www.empresario.com.br

Sou empresário: www.souempresario.com.br

Quem pretende ser um futuro empresário é bom ver esses sites.

 

 

 

Agora deixo um vídeo do SEBRAE que a meu ver é importante para o comércio, aqui está - http://www.youtube.com/user/tvsebrae?v=5pJICyZDwK8&feature=pyv&ad=15622290471&kw=forro

É importante sempre ver as dicas do SEBRAE para quem pretende ser um futuro emrpesário.

 

 

 

Deixo mais alguns sites referentes ao comércio:

CNC | Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços: www.cnc.org.br

Diário do comércio: www.diariodocomercio.com.br

Portal do comércio: www.portaldocomercio.com.br

Portal do exportador: www.portaldoexportador.gov.br

Portal do comércio exterior: www.comexnet.com.br

Comerciários: www.comerciarios.com.br

São sites importantes para se acompanhar o comércio.

 

 

 

O que se espera é que depois que o Brasil explorar para valer o pré-sal o comércio se desenvolva mais e mais, assim gere mais emprego e ofereça sempre produtos de qualidade para os consumidores.

Parabéns ao comércio brasileiros pelo seu dia que foi 17 de outubro e para os empresários brasileiros que o dia foi 10 de outubro!

 

O COMÉRCIO TEM SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA NAÇÃO, NA VERDADE É UMA CONSEQUÊNCIA DO QUE GOSTAMOS, DEVEMOS ENTÃO TRABALHAR PARA OBTERMOS AS COISAS, ISSO É VAMOS PAGAR PARA OBTERMOS OS PRODUTOS QUE NOS DÃO SATISFAÇÃO, ASSIM É O COMÉRCIO, O QUE GERA ENTÃO MUITOS EMPREGOS.

AGORA DEVE REDUZIR A CARGA TRIBUTÁRIA PARA QUE O COMÉRCIO SEJA ENTÃO MAIS DESENVOLVIDO NO BRASIL E QUE SE DÊ MAIS ÊNFASE AO DIA DO CLIENTE.

LEMBRANDO QUE AS PROMOÇÕES SÃO ESSENCIAIS PARA QUE SE OBTENHA BOA VENDA.

PARA QUE UM PAÍS SEJA DESENVOLVIDO TEM QUE TER UM COMÉRCIO FORTE.